Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Montes do Oeste

Visitas aos montes da bela região do oeste, também conhecida por 'zona saloia'.

Montes do Oeste

Visitas aos montes da bela região do oeste, também conhecida por 'zona saloia'.

Introdução

A região do Oeste é marcada, quer na distribuição das populações e actividades económicas locais, quer no clima fortemente influenciado pelo Atlântico, quer na fauna selvagem, pelo relevo intenso e irregular, com  inúmeras ribeiras, por vezes cavando vales profundos.

 

oro.jpg

Não pretendo fazer aqui nenhum estudo sobre a influência dos montes nem estabelecer rotas turísticas de miradouros ou afins. Para esse tipo de informação mais 'séria' sobre o Oeste podem ver por exemplo os sítios do Oeste Diário ou da Região de Turismo do Oeste.

 

Quero simplesmente ir subindo alguns dos montes que vou avistando, até onde a minha velha mota de trail me conseguir levar (sempre dá para praticar um pouco de 'off-road' saloio), sem qualquer método, critério, ou sequência lógica, e partilhar aqui com todos um pouco do que de lá consigo "trazer".

 

É uma região de que muito gosto. Em miúdo, muitos anos atrás, aqui passava férias; férias de verão enormes e quentes de cheiros intensos a fruta e a mato banhado de eucalipto, férias doces da Páscoa a explodir de vida e sons, férias mágicas do Natal aconchegadas pelo fogo da lareira e encantadas pelas brasas brilhando na fusca luz dos candeeiros de petróleo (sim, nessa altura não havia electricidade em muitos lados deste país).

 

E os "meus" montes em redor, sempre presentes, sempre atraentes, me viram crescer.

Agora posso tentar mostrar o que eu via, que muita gente não vê, mas que sem dúvida merece ser visto.

 

 

Visite os locais abaixo (posts):

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão de um monte a visitar e publicar...

3 comentários

Comentar post